Descrição
Motorização
Motoredutores constituídos de rosca sem fim e motores de 12,5 CV (9.2 KW) com freio a disco.
Cabine
Moderno sistema elétrico dos motores através de inversores de frequência;
Freio de segurança acionado automaticamente quando ultrapassa a velocidade nominal;
Acabamento interno com fechamento em tela, piso antiderrapante, portas tipo guilhotina, escada de acesso a parte superior (montagem e manutenção), guarda-corpo na parte superior e mastro de montagem;
Cabine do operador mantém o operador isolado da carga, sendo também o local onde o mesmo executa os comandos de movimentação da cabina;
Os elevadores podem ser fornecidos com opção de utilização de 2 (duas) cabines por torre.
Segurança
O elevadores possuem 02 (dois) limites de curso de segurança localizados na parte inferior e superior da torre, 01 (um) fim de curso geral, freio de segurança e limitador de cargas para não operar acima da capacidade especificada (com sinalizador sonoro).
Freio de emergência
Atua automaticamente quando a velocidade da cabina ultrapassar a velocidade nominal. Seus dois limites de curso quando acionados são responsáveis por interromper o sistema elétrico impedindo a movimentação da cabina.
Conjunto de fechaduras na cabine
Realizam o monitoramento das portas de acesso, porta do operador e do alçapão da cabine. Apenas permitem o funcionamento do elevador quando todas as portas e o alçapão estejam devidamente fechados.
Limitador de carga digital
Interpreta o sinal vindo das células de carga, sendo utilizado para ajustar o limite de carga de trabalho do elevador. Tem possibilidade de limitar a carga nominal de 10% até 100%.
Quando ultrapassado o limite definido, bloqueia o funcionamento do elevador.
Cancela
Permite o acesso a cabina do elevador somente quando a mesma estiver nivelada com o pavimento. Fechamento/abertura da cancela por sistema chave de segurança com bloqueio (02 chaves), duplo canal, contatos NF, com ruptura positiva, monitoradas por interface de segurança CLP.
Quadro de comando
Painel de comando com inversor de frequência, que efetua o monitoramento dos motores e freios, proporcionando partidas e frenagens mais suaves, garantindo assim menor desgaste das peças e maior vida útil ao equipamento.
Também possui CLP de Segurança para monitoramento das fechaduras das portas de acesso, porta do operador, alçapão, freio de emergência, fim de curso de subida / descida / geral, botão de emergência, célula de carga e sensor de falta de cremalheira, garantindo que todas as portas estejam fechadas e os demais componentes estejam em perfeito funcionamento.
Somente após a verificação completa do sistema o CLP libera o funcionamento do elevador.
Normas
NBR 16.200 – Elevadores de canteiros de obras para pessoas e materiais com cabina guiada verticalmente – Requisitos de segurança para construção e instalação.
NR10 – Segurança em instalações e serviços em eletricidade.
NR12 – Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos.
NR18 – Condições e meio ambiente de trabalho na industria da construção.
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